Reflexão nº 26 – A felicidade é uma escolha

bebe-loiro-rindo-sorriso-olho-verde-cabelo-molhado-mao-direita-levantada

Por Carolina Rodrigues*

Outro dia, entrevistei uma palestrante motivacional (Leila Navarro) que, entre outros assuntos, me apresentou um conceito interessante da “felicidade”. Para ela, a felicidade é uma escolha de todos – isso parece até óbvio quando paramos pra pensar – mas aí é que está. A gente não pensa nisso com frequência.

Pra mim, essa história de escolher ser feliz significa uma atitude e uma postura positiva, em todos nós.

Isso também parece muito com algo que ouvi há um tempo durante uma aula de yoga. Minha professora disse: “você é responsável pela sua energia”. Essa frase causou um impacto muito forte em mim. Desde então, levo essa ideia comigo e acredito que vou encará-la como um mantra até o fim da vida.

O significado é muito simples. Você é responsável pela sua energia, pelo seu humor, pelo seu bem-estar. Então não culpe os outros ou situações aleatórias por suas reações. Alguns exemplos práticos: você acorda e, quando vai tomar café, derruba a xícara e a quebra no chão. Isso já é o suficiente para acabar com o dia de muita gente. Mas foi você que derrubou a xícara! E mesmo que tivesse sido outra pessoa – já aconteceu, é apenas uma louça quebrada, não deixe que esse pequeno momento da rotina comprometa toda sua energia.

Ou então uma pessoa está irritada e você diz que também ficou assim por culpa dela. Não é verdade. Você ficou irritado porque deu abertura para absorver esse comportamento.

Claro que não é fácil manter-se positivo sempre. Já cheguei em alguns lugares me sentindo leve e harmonizada, mas encontrei pessoas nervosas e com o astral lá embaixo. Parece que isso contamina o ambiente, mas, se você mantiver na sua cabeça que é responsável pela sua energia, isso não vai te abalar. (funciona mesmo, sério!)

E também não acho que somos seres de outro mundo que sorriem o dia todo e nunca sofrem. A tristeza faz parte da nossa vida e da nossa evolução – mas o estresse contínuo não. Encarar os problemas e depois entender tudo que isso pode ter trazido de aprendizado também é uma forma de renovar sua luz. Sempre temos muito a agradecer – e é isso que deve tomar mais espaço em nossa mente e coração.

Sobre a autora: Carolina Rodrigues, jornalista, 26 anos, caiçara. Adora reuniões familiares calorosas e seu maior sonho é ser mãe. Autora e criadora do blog Cantinho.

Obs.: a foto dessa reflexão é do site www.morguefile.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s