Reflexão nº 22 – Amar o próximo como a nós mesmos

jesus-estatua-sol-ceu-luz

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Marcos 12:30-31

Alma: Espírito, está aí?

Espírito: Sempre.

Alma: Estou com uma dúvida.

Espírito: Vamos lá. Diga.

Alma: Às vezes, sinto que estou evoluindo, mas, quando olho ao meu redor, vejo que há muitas outras Almas “melhores” que eu. Minha intuição diz que não devo me frustrar, mas, mesmo assim, não tenho certeza se estou no caminho certo.

Espírito: Nossa evolução é uma luta que travamos com nós mesmos. Cada vida é uma vida, com suas próprias conquistas e desafios. A Terra não para quando partimos, mas nossa existência aqui é única. Não há ninguém igual a ninguém. Cada um de nós é um.

Alma: Humm. Nesse sentido, somos insubstituíveis, certo?

Espírito: Certo.

Alma: Durante um período muito grande da vida, minimizei meus próprios feitos. Comparava-os com o de outros e sempre havia alguém na minha frente. Isso me frustrava. Nunca me permitia comemorar e vibrar com minhas vitórias. Demorei para entender e realizar isso, o valor de minhas próprias conquistas.

Espírito: Tudo a seu tempo. Para essa tomada de consciência, era necessário que você conhecesse melhor a si mesma, seus defeitos e qualidades. Só assim pôde começar a aprender a controlar seus piores instintos, a ampliar e elevar sua consciência e se tornar um ser humano melhor.

Alma: Verdade. Ouvindo você falar, consigo completar mais algumas peças do quebra-cabeça da vida.

Espírito: Quando damos vazão a nosso eu verdadeiro, passamos a ser quem realmente somos, nos tornamos protagonistas da nossa própria vida, senhores do nosso próprio destino. Logo, o vazio e a frustração dão lugar a uma vida com sentido. Ficamos verdadeiramente completos, com plenitude, pois encontramos nosso norte.

Alma: Isso! É exatamente assim que me sinto! Como se, finalmente, tivesse encontrado meu caminho de volta pra casa.

Espírito: Além disso, como já falamos, cada vida é uma vida. A evolução não se trata de vencer ou superar o outro. Evoluímos quando vencemos e superamos nós mesmos.

Alma: Humm.

Espírito: Faz sentido que uma estrela queira brilhar mais que outra? Faz sentido que uma estrela queira ser outra estrela? Faz sentido que uma estrela não reconheça a beleza do seu brilho, sendo ele único no universo?

Alma: É. De fato, não, não e não.

Espírito: No fim das contas, há de fato algum vencedor quando nosso foco é uma competição predatória contra nossa própria espécie?

Alma: Não mesmo. Definitivamente, não.

Espírito: Pois é. A partir dessa tomada de consciência, seu olhar vai mudar. Na verdade, já está mudando. Quando você se identificar com a conquista do outro, vibrará junto com ele, ficará feliz por ele e, se colocando no lugar dele, terá noção de como ele se sente. Ele ganhará sua admiração e acabará se tornando uma referência inspiradora.

Alma: Humm. Referência inspiradora?

Espírito: Isso. Ao longo desse caminho evolutivo, quase sem querer, sem muito planejamento, você também fará as vezes de referência inspiradora. Nessa hora, quando o seu brilho fizer o outro vibrar, perceberá que suas conquistas não são apenas suas, mas de todos aqueles que te amam.

Alma: Puxa, isso é lindo!

Espírito: Sublime, não é mesmo?

Alma: Sim, mas e se eu tropeçar? Se errar outra vez?

Espírito: A busca por sabedoria é uma estrada sem fim. Colocar a teoria na prática não é nada fácil. De qualquer forma, todas as vezes que tropeçar ou cair, cabe a você a decisão de se levantar e se perdoar, quantas e quantas vezes for necessário.

Alma: Obrigada.

Espírito: Disponha. É sempre um prazer te ajudar.

Leia mais:

Reflexão nº 9 – Saindo da “caverna”: diálogo entre Corpo, Alma e Espírito

Reflexão nº 11 – Pensamentos conflituosos: intuição ou irracionalidade?

Sobre o autor: Rafael Miramoto, 30 anos. Alguém que gosta de estudar, refletir e compartilhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s