Reflexão nº 3 – A pior forma de preconceito

Uma das piores formas de preconceito é aquela que resulta de uma ideia que está enraizada de tal maneira em nossa cultura que não é entendida como preconceito. Passa de geração em geração. Acaba se tornando lugar comum. Somos preconceituosos sem nos dar conta disso. Uma construção puramente cultural acaba se transformando em verdade natural.

Se aprendermos a conviver com o diferente, as coisas se tornam mais fáceis. Se nos enxergarmos como semelhantes, também. Evitando julgamentos, nos colocando no lugar do outro, respeitando as diferenças e olhando o outro como a nós mesmos.

A informação é o melhor antídoto contra o preconceito. Einstein disse que uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Que novas ideias nos tirem da escuridão. Derrubem o mito da caverna de Platão.

Anúncios

2 comentários sobre “Reflexão nº 3 – A pior forma de preconceito

  1. Muito legal Rafael! Triste verdade… Muitas vezes compramos idéias prontas e o pior, saímos vendendo essas idéias por aí… Questionar e refletir com humildade e altruísmo é preciso, mais do que nunca…

    Um grande abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s